Área restrita para assinante do CLUBE CORREIO FRATERNO.



  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Auto width resolution
Assinante do CLUBE

Assinaturas

assine_correio

Enquete

Você assina algum jornal ou revista espíritas?
 

Saiu no Correio


selo correio 50

 

Espaço do Leitor


Saiba
aqui como publicar seus textos no Correio Fraterno

 

Livro de Visitas

 

livro-de-visitas

Passatempo

Confira as respostas do  passatempo do jornal

Newsletter

Cadastre-se e receba as principais notícias

Campanha SORRIA

sorria_e_compartilhe_alegria

Home Nossas Seções Quem pergunta quer saber! Onde estão gravadas nossas lembranças?
Onde estão gravadas nossas lembranças? PDF Imprimir E-mail
Escrito por Ademir Xavier   

espirito-memoriaLi em A gênese que o espírito forma o seu perispírito dos fluidos ambientais e que seus elementos variam conforme os mundos. Como o perispírito pode guardar os registros de suas experiências se ele se modifica? Onde ficam nossas lembranças? – Stênio Rocha, Ponta Grossa, PR.

 

O ser humano é um ser de natureza dual, essencialmente formado por um princípio material e um princípio espiritual, unidos por uma substância ainda de natureza material: o perispírito. Essa substância forma um segundo corpo, que reveste o espírito, dando-lhe uma forma e permitindo inclusive que, ao desencarnar, ele possa continuar a interagir sem grandes mudanças com relação ao ambiente a que estava habituado a agir quando encarnado.

É importante que se lembre que aquilo que o ser é não está 'gravado' no perispírito. Todas as vontades, lembranças, desejos, aspirações, medos, paixões, impressões, ressentimentos, amores e memórias encontram-se intimamente registrados no espírito ou elemento espiritual.

A figura a seguir mostra o esquema de um Espírito desencarnado, formado por perispírito e espírito, unidos por uma região comum onde ocorrem mútuas influências. O espírito contém em si mesmo as memórias, as paixões e a personalidade integral do ser. O perispírito possui forma, geometria e cor, estando sujeito à influência externa do ambiente que lhe é próprio e que se modifica conforme suas impressões. Conforme o espírito evolui, ele opera modificações nesse ambiente de acordo com o que sente e pensa, provocando consequentemente alterações no perispírito, sem perder aquilo que aprendeu e conquistou ao longo do tempo.

A mudança do perispírito não fará com que o espírito mude. Ao contrário, é o espírito o agente de mudança no perispírito. Se assim não fosse, bastaria modificar o ambiente ao seu redor para que ele melhorasse ou piorasse, o que estaria em desacordo com o princípio do livre-arbítrio, sobrepondo-se às escolhas do Espírito.
O perispírito, portanto, 'reflete' seu ambiente externo e é 'modulado' pela mente (espírito) que o corporifica. Veja mais em http://eradoespirito.blogspot.com.br

 

Fonte: A gênese, Allan Kardec, caps. 13 e 14, FEB.

 

Conheça os livros da editora

correio fraterno 

 

carrinho

LANÇAMENTO

tem espiritos escuro
 

A esperta Laurinha pergunta sem medo sobre os temas espíritas em mais uma nova série de histórias bem-humoradas que também ensinam além de fazer rir.  

 

Autora: Tatiana Benites
ISBN: 978-85-98563-94-7
14 X 21 cm - 104 páginas 

 

Por: R$ 20,90

LANÇAMENTO

saude e vida
 

 Num minucioso estudo, o neurocirurgião explica  que a doença é consequência de uma luta emocional contínua, entre o querer, o poder e o dever.

 

 Autor: David Monducci

ISBN: 978-85-98563-92-3
14 X 21 cm - 384 páginas 

 

Por:R$ 35,91