Área restrita para assinante do CLUBE CORREIO FRATERNO.



  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Auto width resolution
Assinante do CLUBE

Assinaturas

assine_correio

Enquete

Você assina algum jornal ou revista espíritas?
 

Saiu no Correio


selo-50anos

 

Espaço do Leitor


Saiba
aqui como publicar seus textos no Correio Fraterno

 

Livro de Visitas

 

livro-de-visitas

Passatempo

Confira as respostas do  passatempo do jornal

Newsletter

Cadastre-se e receba as principais notícias

Campanha SORRIA

sorria_e_compartilhe_alegria

Home Nossas Seções Direto ao ponto Educação, o melhor presente para nossos filhos
Educação, o melhor presente para nossos filhos PDF Imprimir E-mail

Por educarUmberto Fabbri

No cenário moderno podemos observar a grande luta da maioria das famílias para oferecer aos filhos uma boa educação. É natural supor que em um mundo extremamente competitivo somente os melhores obterão o triunfo. Diversas aulas compõem a agenda lotada de muitas crianças e jovens: informática, línguas, atividades físicas, entre outras, tentam formar os futuros homens e mulheres vitoriosos. Todavia, nós, pais, precisamos refletir sobre algumas questões importantes e pontuar adequadamente o que seja o "vencer" – o bem almejado – e a educação – a ferramenta para atingi-lo.
A sociedade dita e estimula um perfil de êxito vazio e materialista. As posses, o dinheiro, o poder, e a influência são tidos como fatores que definem as pessoas bem-sucedidas. É evidente que não iremos desmerecer as conquistas materiais, que nos trazem conforto e progresso, entretanto, o que representa verdadeiramente o sucesso é "o que somos" e não "o que temos".
Theodore Roosevelt, presidente dos Estados Unidos, (1958-1919), disse que "o ingrediente mais importante na fórmula do sucesso é saber como se relacionar bem com as pessoas", o que se encaixa perfeitamente com os ensinamentos doutrinários. Estamos encarnados, objetivando nosso crescimento moral, e para tanto necessitamos construir o equilíbrio no relacionamento com Deus e com nosso próximo.
Os laços de amizade e bem-querer que edificamos hoje serão nossos tesouros do amanhã.
Pedro Camargo, grande educador e divulgador da doutrina espírita, mais conhecido como Vinícius, em seu livro O mestre na educação, faz importante diferenciação entre instrução e educação. Segundo ele, a educação está relacionada com o caráter, e a instrução com o intelecto.
O saber é realmente importante, mas a consolidação do caráter, da moral, é fundamental.
E este é o grande erro que a maioria de nós, pais, comete; acreditar que educamos quando ofertamos aos nossos filhos o conhecimento. Devemos, além da instrução, despertar e aprimorar as potencialidades dos seres que estão sob nossa responsabilidade, com exemplos de conduta pautada em valores sólidos e verdadeiros.
Educar para o amor não é tarefa fácil. Exige dos responsáveis atitudes adequadas, que venham motivar um comportamento sadio e correto, que reflita as leis divinas.
O educador valoroso é aquele que desperta no educando a vontade de assimilar o aprendizado, a incorporar em sua vida as lições aprendidas.
Dosar o amor e a disciplina é um fator importantíssimo dentro do processo educativo.
Amar é educar nossos filhos para o mundo, para a vida. Há algum tempo um psicólogo americano escreveu que os pais deveriam preparar os filhos para a estrada da vida e não a estrada da vida para os filhos.
Arcar com as responsabilidades de nossas escolhas é método pedagógico divino, no qual aprendemos que receberemos da vida o que doarmos a ela, e que o mais inteligente e lógico é doar o nosso melhor às pessoas, à natureza e a Deus.
Eduquemos nos educando e conseguiremos assim transformar o mundo a nossa volta, melhorando-o e humanizando-o.

 

Profissional de Marketing, Umberto é orador e escritor brasileiro, morando atualmente na Flórida, EUA. Acaba de lançar o livro O traficante, ditado pelo espírito Jair dos Santos (Correio Fraterno).

 

Publicado no jornal Correio Fraterno - Edição 465 setembro/outubro 2015

 

Conheça os livros da editora

correio fraterno 

 

carrinho

LANÇAMENTO

ex lio

J.W.Rochester revela com sua reconhecida veia literária os bastidores das paixões que rondam a vida de ciganos e saltimbancos no início da Era Moderna. Tudo gira em torno do Grand Circo Monteverdi, onde Rosalva viverá inesquecíveis desafios.

 

 

 

 Autora: Arandi Gomes Teixeira

Espírito J.W. Rochester

 

ISBN: 978-85-98563-97-8
16x23 cm
  496 páginas

 

R$ 39,90


 

Correio nas redes sociais


issuu-logocute-twitter-logo

logo-youtube

facebook