Área restrita para assinante do CLUBE CORREIO FRATERNO.



  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Auto width resolution
Assinante do CLUBE

Assinaturas

assine_correio

Enquete

Você assina algum jornal ou revista espíritas?
 

Saiu no Correio


selo-50anos

 

Espaço do Leitor


Saiba
aqui como publicar seus textos no Correio Fraterno

 

Livro de Visitas

 

livro-de-visitas

Passatempo

Confira as respostas do  passatempo do jornal

Newsletter

Cadastre-se e receba as principais notícias

Campanha SORRIA

sorria_e_compartilhe_alegria

Home Nossas Seções Acontece MEDNESP A maior iniciativa de profissionais da saúde e os novos paradigmas da medicina
MEDNESP A maior iniciativa de profissionais da saúde e os novos paradigmas da medicina PDF Imprimir E-mail

mednesp mesaHá mais de 20 anos a AME-Brasil vem realizando o Mednesp – Congresso da Associação Médico-Espírita do Brasil, reconhecidamente o maior evento de medicina e espiritualidade que se conhece. Em 2015 o evento bienal, realizado em Goiânia, obteve público recorde e a presença de cem expositores, que discutiram os avanços na área da saúde e sua intersecção com a espiritualidade.
Este ano, o 11o Mednesp — organizado pela Associação Médico-Espírita carioca e apoio das demais AMEs Brasil — alcançou mais de dois mil participantes, que se reuniram de 14 a 17 de junho no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro.
No evento, que representa um pujante convite para o debate sobre a contribuição do espiritismo na elaboração de um novo paradigma para a saúde, foram discutidos os avanços na área de saúde e espiritualidade a partir de suas práticas, através de conferências e mesas redondas que abordaram a psicologia transpessoal de Joanna de Ângelis, a homeopatia, a prevenção do suicídio, a dependência química e cuidados paliativos, e um seminário voltado os acadêmicos, com a participação de 160 estudantes.
Também fez parte da programação o Seminário Internacional de Consciência, Saúde e Espiritualidade, que contou com a presença de renomados pesquisadores internacionais e nacionais, como a psiquiatra Olfa Hélène Mandhouj (França), o psicólogo Chris Roe (Reino Unido), Giancarlo Lucchetti (UFJF), Mario Peres (Unifesp) e Alexander Moreira Almeida (UFJF), não faltando também a homenagem ao psiquiatra carioca Jorge Andréa, que desencarnou em 2017, aos cem anos de idade, tendo deixado importantes pesquisas sobre a saúde, o comportamento humano e a correlação espírito-matéria.
mednesp publico1"A ideia é manter o planejamento estratégico, com ênfase em ensino, pesquisa e assistência, ampliar nossa comunicação e organização e, acima de tudo, manter o legado que a dra. Marlene Nobre nos deixou, de realizar o trabalho, levar o paradigma médico-espírita para novos lugares e ampliar a nossa participação no meio acadêmico. Este é o nosso presente ao dr. Bezerra [de Menezes] e à dra. Marlene" — enfatiza o presidente da AME Brasil, Gilson Luis Roberto.
"Este evento foi, é e será um marco na cidade do Rio de Janeiro, e é o maior Mednesp já realizado em volumes de palestras, mais de 120 e mais de duas mil pessoas, profissionais da área de saúde e outras áreas, todas interessadas no tema ciência saúde espiritualidade" – satisfeito, avalia o médico Luis Felipe Guimarães, presidente da AME carioca.
O próximo Congresso será realizado em Teresina-PI, em 2019, também do feriado de Corpus Christi.  (Colaboração: Giovana Campos)

 

O testamento vital e a questão bioética

Durante o Mednesp foi também realizada atualização da Carta de Princípios Bioéticos, que introduz o polêmico tema 'testamento vital', que trata de decisões antecipadas especificando as ações que uma pessoa gostaria que fossem ou não tomadas, no caso de adoecer gravemente e não tiver condições de manifestar sua vontade.

O médico intensivista e coordenador do Departamento de Bioética da AME-Brasil, Dr. José Roberto Pereira Santos, explicita:
"Nós, médicos espíritas, somos contra o testamento vital. Somos favoráveis à ortotanásia ou morte natural (entendida quando o paciente se encontra em estado terminal). Somos favoráveis aos cuidados paliativos. Não podemos dispor da nossa vida, um bem indisponível que só a Deus pertence. As dores e sofrimentos são decorrentes dos nossos atos e a melhor maneira de se ter uma morte digna é viver dignamente, seguindo os exemplos de Jesus. Muitas vezes o paciente, em momentos de dor e sofrimento, vem a descobrir novos valores e encontrar um sentido para a vida, o que pode alterar sua atitude e a vontade manifestada anos atrás.

 

Publicado no jornal Correio Fraterno - Edição 476  julho/agosto 2017

 

 

 

Conheça os livros da editora

correio fraterno 

 

carrinho

LANÇAMENTO

ex lio

J.W.Rochester revela com sua reconhecida veia literária os bastidores das paixões que rondam a vida de ciganos e saltimbancos no início da Era Moderna. Tudo gira em torno do Grand Circo Monteverdi, onde Rosalva viverá inesquecíveis desafios.

 

 

 

 Autora: Arandi Gomes Teixeira

Espírito J.W. Rochester

 

ISBN: 978-85-98563-97-8
16x23 cm
  496 páginas

 

R$ 39,90


 

Correio nas redes sociais


issuu-logocute-twitter-logo

logo-youtube

facebook