Área restrita para assinante do CLUBE CORREIO FRATERNO.



  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Auto width resolution
Assinante do CLUBE

Assinaturas

assine_correio

Enquete

Você assina algum jornal ou revista espíritas?
 

Saiu no Correio


selo-50anos

 

Espaço do Leitor


Saiba
aqui como publicar seus textos no Correio Fraterno

 

Livro de Visitas

 

livro-de-visitas

Passatempo

Confira as respostas do  passatempo do jornal

Newsletter

Cadastre-se e receba as principais notícias

Campanha SORRIA

sorria_e_compartilhe_alegria

Home Nossas Seções Acontece Prece e curas espirituais são temas do 13º Encontro de Pesquisadoresu
Prece e curas espirituais são temas do 13º Encontro de Pesquisadoresu PDF Imprimir E-mail

foto enlipheRedação


Espaço privilegiado no contexto brasileiro para apresentação e discussão de propostas e trabalhos de investigação científica sobre a temática espírita, realizou-se nos dias 26 e 27 de agosto, em São Paulo, o 13º ENLIHPE - Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo.
O sucesso alcançado nos anos anteriores tem atraído pesquisadores de todo o Brasil, interessados na divulgação e discussão de seus estudos. De qualquer área do conhecimento, mas relacionados à temática espírita, os trabalhos inscritos em forma de artigos científicos passam pela análise de uma comissão científica, utilizando-se o sistema Double Blind Review, com avaliação anônima de dois pareceristas da comissão do encontro.
Neste ano, com recorde de público e número de trabalhos apresentados, o 13º ENLIHPE teve como tema central "Preces e curas espirituais" e como o homenageado, Lamartine Palhano Júnior (1947-2000), que se dedicou à pesquisa do transe mediúnico, evocações, assédio espiritual, bem como sobre alguns médiuns notáveis, como Carmine Mirabelli. A USE sediou o evento das entidades parceiras — a Liga dos Historiadores e Pesquisadores do Espiritismo (Lihpe) e o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo (CCDPE).
"Um dos diferenciais do ENLIHPE é o seu formato, que incentiva a formação de redes de pesquisa e promove a aproximação de estudiosos de diferentes áreas do conhecimento", lembrou o economista e diretor de doutrina na USE-União das Sociedades Espíritas de São Paulo, Marco Milani, coordenador do encontro deste ano.
O tema empolgou os mais de 120 participantes, vindos da própria capital e também de várias cidades do interior paulista e de outros estados.
Jáder Sampaio abriu as apresentações mostrando como se realiza uma pesquisa científica. Élida Mara Carneiro apresentou os resultados de seus estudos sobre o passe, observando a eficácia da terapêutica em pacientes de hospital de Uberaba, MG. O gaúcho Sandro Fontana apresentou experiências sobre a fluidificação da água, que envolveu vários médiuns videntes. Também apresentaram trabalhos Raphael Vivacqua Carneiro, Clóvis Aurélio Vervloet, Gilmar Trivelato e Adolfo de Mendonça Júnior.
Professores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Ademir Xavier Júnior mostrou o estudo estatístico que vem realizando sobre as cartas psicografadas por Chico Xavier, e Alexandre Fontes da Fonseca chamou a atenção para os riscos dos espíritas, muitas vezes sem conhecimento, se utilizarem de termos científicos para validar a importância da doutrina sem ter estudo específico na área. "O espiritismo não precisa disso, ele já tem autoridade científica por si só", alertou Fonseca, ao explanar sobre o tema "Magnetismo e espiritismo".
O evento contou com a presença do professor Ney Pietro Peres, diretor do Instituto de Pesquisas Psicobiofísicas (IBPP), que acompanhou a apresentação dos trabalhos, participando ativamente de suas discussões e debates.
No domingo, pela manhã, sob a coordenação de Jáder Sampaio, foi realizada a assembleia dos membros da Liga dos Pesquisadores do Espiritismo, em que definiram Belo Horizonte como sede do 14º Enlihpe, dias 25 e 26 de agosto de 2018, com o tema "Sobrevivência da alma". 


Publicado no jornal Correio Fraterno - Edição 477 setembro/outubro 2017

 

Conheça os livros da editora

correio fraterno 

 

carrinho

LANÇAMENTO

ex lio

J.W.Rochester revela com sua reconhecida veia literária os bastidores das paixões que rondam a vida de ciganos e saltimbancos no início da Era Moderna. Tudo gira em torno do Grand Circo Monteverdi, onde Rosalva viverá inesquecíveis desafios.

 

 

 

 Autora: Arandi Gomes Teixeira

Espírito J.W. Rochester

 

ISBN: 978-85-98563-97-8
16x23 cm
  496 páginas

 

R$ 39,90


 

Correio nas redes sociais


issuu-logocute-twitter-logo

logo-youtube

facebook