Área restrita para assinante do CLUBE CORREIO FRATERNO.



  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Auto width resolution
Assinante do CLUBE

Assinaturas

assine_correio

Enquete

Você assina algum jornal ou revista espíritas?
 

Saiu no Correio


selo-50anos

 

Espaço do Leitor


Saiba
aqui como publicar seus textos no Correio Fraterno

 

Livro de Visitas

 

livro-de-visitas

Passatempo

Confira as respostas do  passatempo do jornal

Newsletter

Cadastre-se e receba as principais notícias

Campanha SORRIA

sorria_e_compartilhe_alegria

Home Nossas Seções Direto ao ponto Por um Natal mais consistente
Por um Natal mais consistente PDF Imprimir E-mail

 natalUmberto Fabbri

Com a chegada do Natal ficamos mais sensíveis ao chamado da caridade e nosso olhar se volta para os mais necessitados, para os que se encontram vivenciando a 'vulnerabilidade social', nome novo e pomposo para uma situação antiga e triste.
Trata-se de um conceito multidimensional e diz respeito a uma condição de fragilidade material ou moral de indivíduos ou grupos diante de riscos produzidos pelo contexto econômico-social.
Frente a esta conceituação podemos chegar à conclusão de que todos nós, de uma forma ou de outra, experenciamos esta vulnerabilidade, por ainda nos faltar a base moral do Cristo, pois esta fragilidade está calcada no egoísmo, seja ele individual ou coletivo.
Uma vez que toda ação gera uma reação, nossos atos, apesar de não termos muita consciência disto, podem comprometer a solidez da sociedade.
Poderíamos citar vários exemplos, tais como: a postura de muitas pessoas, que tendo a possibilidade de empregar de forma justa, honesta e eficiente todos os recursos à sua disposição não o fazem; os que de alguma forma incentivam e perpetuam o preconceito, a violência, o medo, o ódio e a vingança; os que se tornam indiferentes às necessidades e às dores dos que caminham conosco nesta existência, estejam eles em nosso rol de amizades ou não, sejam eles imigrantes, refugiados, dependentes químicos ou vivam em extrema miséria material; os que, tendo se comprometido com a espiritualidade ao serviço de socorro de almas carentes e sofridas, se acomodam dentro das 'sinagogas' modernas e confortáveis; os que esqueceram que Jesus é o caminho, a verdade e a vida e simplesmente se distanciam de seus exemplos de humildade, amor, renúncia e plena disposição em auxiliar, seja quem for, onde for; os que se julgam de algum modo superior aos demais estabelecendo uma barreira à fraternidade legítima e tão necessária para que se possa viver a paz tão sonhada...
Somos todos vulneráveis, como nos lembra o apóstolo Paulo: "Os homens são mais frágeis do que maus". Todavia, e infelizmente, nossa fragilidade resvala e afeta a vida de outros seres, tornando-os frágeis também. Nos falta ainda o amor, o esforço em combatermos nossas 'inconsistências morais', e quanto mais tempo demoramos em fazer nossa mudança íntima, mais contribuímos para que o desamor se faça presente na Terra, produzindo a cada dia mais indivíduos vulneráveis.
A solução, como bem sabemos, é a vivência do amor, que primeiramente precisa ser desenvolvido em nossas almas para que depois se espalhe, envolva e motive a sociedade como um todo.
E o Natal é sempre um motivo a mais para nos sensibilizar para isso. Que ele possa então ser mais consistente, sólido, invulneravelmente fraterno, bom e justo.
Que nos deixemos conduzir como ovelhas deste Pastor de almas fragilizadas, mas acima de tudo, muito amadas.

Profissional de marketing, Umberto é orador e escritor brasileiro, morando atualmente na Flórida, EUA. Autor dos livros O traficanteAmor e traição e Pecado e castigo (pelo espírito Jair dos Santos) e O político (por Adalbero Gória), pela editora Correio Fraterno.

 

Publicado no jornal Correio Fraterno - Edição 478 novembro/dezembro 2017

 


 

Conheça os livros da editora

correio fraterno 

 

carrinho

LANÇAMENTO

ex lio

J.W.Rochester revela com sua reconhecida veia literária os bastidores das paixões que rondam a vida de ciganos e saltimbancos no início da Era Moderna. Tudo gira em torno do Grand Circo Monteverdi, onde Rosalva viverá inesquecíveis desafios.

 

 

 

 Autora: Arandi Gomes Teixeira

Espírito J.W. Rochester

 

ISBN: 978-85-98563-97-8
16x23 cm
  496 páginas

 

R$ 39,90


 

Correio nas redes sociais


issuu-logocute-twitter-logo

logo-youtube

facebook